O BioBran MGN-3 é obtido utilizando a fibra dietética solúvel na água (hemicelulose B), que constitui cerca de 5% de farelo de arroz como a sua fonte principal.
A hemicelulose B do farelo de arroz contém como ingrediente activo o Arabinoxilano, composto por xilose e arabinose como os seus açúcares constitutivos, e tem a característica de a sua estrutura estar incluída numa fibra dietética e apresentar um peso molecular comparativamente baixo.
O derivado, que produz propriedades imunoreguladoras, foi desenvolvido com sucesso pela digestão parcial do carbohidrato do cogumelo shiitake mycelia. Este é um derivado de arabinoxilano do farelo de arroz.
O Biobran MGN-3 aumenta a actividade das células NK em cerca de 300% apenas em duas semanas enquanto fortalece a actividade das células T e B em 200% e 150%, respectivamente. Estudos demonstraram que aumenta significativamente a produção de anticorpos naturais bem como outros parâmetros do sistema imunitário. Isto torna-se particularmente importante à medida que envelhecemos uma vez que a resposta do sistema imunitário diminui naturalmente com a idade.
As investigações mostraram que o Biobran MGN-3 tem ainda efeitos anti-inflamatórios e uma actividade antioxidante enquanto aumenta a tolerância à glicose, melhora a função pancreática e hepática, reduz os secundários da quimioterapia e melhora a qualidade de vida em geral.